Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sou Eu Quem Surge da Terra

-"Sou Eu Quem Surge da Terra"-

Convidado por dois amigos para participar de uma palestra sobre filosofia, Daisaku Ikeda encontrou-se pela primeira vez com Josei Toda na noite de 14 de agosto de 1947:
- "Quantos anos você tem?"
- "Tenho dezenove anos."

Subitamente Daisaku se levanta, era a oportunidade de esclarecer as indagações que tanto o afligiam:
- "Mestre! Que espécie de vida seria uma existência humana correta? Quanto mais penso, mais me sinto confuso."

Surpreso com a pergunta do jovem, Toda respondia com tranquilidade e convicção cada questão, com base na filosofia do budismo Nichiren.

Satisfeito, Daisaku Ikeda desejava manifestar seu sentimento naquele instante:
- "Muito obrigado, professor! [...]
Como prova do meu agradecimento, peço licença para declamar uma poesia":

- "Ó, viajante!
De onde vens?
E para onde irás?

A lua desce
No caos da madrugada;
Mas, vou andando,
Antes de o sol nascer,
À procura de luz.

No desejo de varrer
As trevas de minh'alma,
A grande árvore eu procuro
E que nunca se abalou,
Na fúria da tempestade.
Nesse encontro ideal,
Sou eu quem surge da terra!"

(BS 1902, 4/08/2007, p. A6)
(Romance Revolução Humana,  v. II, p. 179~187)

Nenhum comentário:

Postar um comentário