Pages

domingo, 19 de março de 2017

Olha eu aqui esperando meu sonho acontecer!



Estava no meu cantinho quieta, e minha amiga Jade veio logo me dizendo, com uma voz presa na garganta, como se quisesse soltar um grito de horror:
- Está sentada mana? Recebi essa informação do meu amigo Bruno, que me deixou sentindo um misto de raiva e dor. 
Cá com meus botões pensei... lá vem bomba!
Começou a narrativa da minha amiga, e pude compreender o motivo de toda sua indignação!
- Olha o que Bruno me disse: "Carne moída com papelão; cerveja com milho transgênico; leite com formol, soda caustica e água oxigenada; salmão com corante para ficar laranja; açaí batido com papel higiênico; sal rosa do Himalaia tingido... Minha amiga Jade, eu cheguei a uma triste conclusão: Brasil, não é para amadores! Sobreviveu aqui, querida, vence em qualquer lugar do mundo." 
Daí mana... A revolta saiu daqui de dentro, do meu útero! Mandei a resposta! 
Jade continuou a falar nervosamente.
- Disse Jade, com a voz sofrida e melancólica! Corrente amarrada nos pés; plantar e cuidar de animais de todas as espécies, de sol a sol! Alimentar sua família e ainda assim, davam, divisas para o Estado..., área verde é o que temos de melhor... hoje em dia, ladrões, políticos e empresários safados, todos envolvidos, com essa tal corrupção, assolam o nosso país, quinem peste. Destruindo nosso ambiente natural e social! 
Só falta macho nesse Brasil! Pessoas que queiram realmente mudar. Queiram "abrir os portões da mudança, e só podem ser abertos de dentro para fora." Como disse Samuel Lima: "Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino." O nosso inesquecível Nelson Mandela falou: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. Sonho com um país que, a educação tenha a nobre missão de preparar as novas gerações. Disse Pestalozzi: "O amor é o eterno fundamento da educação." E eu acredito nisso! Sonho com pessoas que tenham atitudes simples, mas, honestas; pessoas que tenham compromisso com a verdade; pessoas que ostentem com orgulho a justiça; pessoas bem-educadas, pessoas de respeito e de bom coração!
No momento em que Jade parou de falar, lembrei-me de um pequeno texto do livro Sertão Vereda de Guimarães Rosa, que diz: "Tem uma verdade que se carece de aprender, do encoberto, e que ninguém não ensina: o beco para a liberdade se fazer. Sou um homem ignorante, mas, me diga o senhor; a vida não é cousa terrível? (...) O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
É querida Jade, é isso que nos falta; coragem! Coragem para correr atrás do prejuízo e fazer valer nossos direitos.
Jade levantou-se rapidamente, e, pegou uma foto que estava sobre a mesa, de um esqueleto humano; mostrou-me a foto dizendo: Sonhei né amiga? Olha eu aqui esperando meu sonho acontecer!
Falei carinhosamente para ela: sabe Jade, é preciso ter fé, ter garra sempre. Não podemos desistir dos nossos sonhos, assim, facilmente. Vamos hastear a bandeira da esperança, e, colorir os nossos sonhos a cada dia.


Texto: Jane Di Lello
Colaboração: NiceVeloso

Um comentário:

  1. Quando a gente pensa que é bastante forte, que nada consegue nos emocionar o suficiente para nos fazer perder o controle de nossas emoções, surge à inesperada surpresa!
    Gratidão amada compositora e escritora!
    Perfeita integração no texto!
    Se acrescentasse uma virgula, estragaria!
    Jade e Jane agradecem de coração.
    Jane Di lello.

    ResponderExcluir