Pages

sábado, 24 de novembro de 2012

Ninguém é feliz sozinho



Quem nunca ouviu falar a palavra monarca? O que vem a ser monarca? Monarca- soberano.
Soberano – dominador, poderoso- poderoso ou potente nos seus atos ou efeitos.
Então, o que vem a ser um lar- Monarca do mundo?
Para mim é quando nós mulheres, mães responsáveis pela harmonia da família, e pela paz, aprendemos que devemos respeitar as diferenças de cada pessoa e exercermos esforços contínuos para um lar harmonioso.
É quando compreendemos que a família é a base para uma sociedade melhor.
É quando trocamos as brigas e discussões por um diálogo aberto, franco.
É quando na mesma família ajudamos uns aos outros a sermos felizes.
No nosso dia-a-dia devemos transformar todas as circunstâncias por meio da sabedoria, da nossa força interior, do respeito mútuo, amor, tolerância e cooperação de todos da família.  
Lar Monarca do mundo- É conquistar a felicidade e a harmonia familiar no dia-a-dia. Por que, quem sabe e nos conhece muito bem é a nossa família. Sabem dos nossos defeitos das nossas qualidades. Não adianta ser bonzinho na rua e ser valente, briguento em casa.
Dr. Daisaku Ikeda enfatiza: “Superar uma a uma as ondas de conflito que surge no lar e estabelecer uma família harmoniosa”.
Uma sábia mãe é como o sol que proporciona felicidade e desenvolvimento aos filhos.”
“Quando a esposa é sábia, a família é feliz”. Diz Daisaku Ikeda: Mesmo acontecendo alguma desarmonia familiar, o sorriso da esposa e mãe acaba apagando tudo e não há nada que supere este sorriso. Ele é mais forte que qualquer palavra. “Sem o sorriso da esposa não há oases de conforto dentro de casa”.
Quando as mulheres entram em ação, tudo muda. Conseguem transformar a família, a comunidade, a sociedade e a época em que vivem e podem transformar o mundo em um mundo de paz.
A mulher exerce várias funções ao mesmo tempo. A vida diária é um ciclo de afazeres repetitivo, contudo, a disposição que se mantém em cada instante pode fazer uma grande diferença no resultado chamado felicidade. Ao invés de sermos pessoas que lamente o tempo todo vamos ser pessoas com sabedoria, espírito construtivo, com discernimento do bem e do mal. Precisamos ter coragem para vencermos e salvar a instituição família, do caos.
Uma família em paz não quer dizer que não passe por dificuldades e sofrimentos.   Mesmo quando parece cair uma forte tempestade, o importante é que “o sol da família continue brilhando sabiamente”.
Esse sol somos nós mulheres, mães, que lutamos por uma vida pacífica, por um mundo melhor, uma sociedade mais justa.  Precisamos lutar pela nossa felicidade e a felicidade dos outros também.
Sabem por quê? Ninguém é feliz sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário