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quarta-feira, 14 de março de 2012

DIÁLOGO: A educação dos jovens.












O líder da SGI, Daisaku Ikeda e o astrônomo Chandra Wickramasinghe dialogam sobre os jovens e a situação educacional no mundo. (jornal Brasil Seikyo, 10 de março de 2012. Edição nº 2.122)

O papel principal em toda educação deve ser exercido por ambos, professor e aluno.”

 Ikeda: Em todas as épocas e em todas as nações, a educação dos jovens sempre foi assunto de máxima importância. Os adultos têm a responsabilidade de decidir o que e de que maneira devem ensinar, e o que devem transmitir àqueles que herdarão a responsabilidade do futuro.
Wickramasinghe: Considero a educação algo que envolve um processo tanto em nível social como individual.
Ikeda: Infelizmente, nos últimos anos, a delinqüência, a violência nas escolas, a viadagem a apatia e o suicídio de adolescentes, os assim chamados problemas da juventude, tornaram-se ocorrências diárias. A decadência em nosso sistema educacional é assunto frequente em debates e está sendo analisados sob vários ângulos. Nas escolas e nos lares, todos estão tentando resolver esses problemas de várias formas, porem, o fato é que ainda não se chegou a nenhuma solução.
Wickramasinghe: No âmbito social, deve-se cultivar a transferência da herança cultural da sociedade de uma geração a outra e, simultaneamente, a reavaliação e o aprimoramento contínuos dos valores tradicionais em relação às novas informações. No nível individual, deve existir uma troca de experiências entre professor e aluno, e o professor deve sempre respeitar a individualidade do aluno e lidar com ele de igual para igual. Pela razão de os acontecimentos no nível individual constituírem um real mecanismo educacional, talvez a educação nesse nível seja a mais importante.
Ikeda: Eu não sou especialista nem tenho a intenção de debater sobre a importância dos diferentes métodos ou sistemas educacionais, porem, como sou uma pessoa que deseja sinceramente o desenvolvimento saudável de nossos jovens, gostaria de falar de um ponto em que acredito firmemente. O papel principal em toda educação deve ser exercida por ambos, professores e alunos. Em essência, a educação acontece no curso da comunicação de vida a vida. O sucesso  dos dois tipos de educação que o senhor descreveu, individual e social, depende  das pessoas que a coloca em prática.[...] A interação de professor e aluno é uma atividade profundamente espiritual e, nas palavras de Platão, percebo uma importante sugestão fundamentada na compreensão da essência da educação.
Wickramasinghe: Conforme o senhor mencionou, a relação entre Sócrates e Platão deveria ser vista como um ideal, mas talvez esse ideal seja difícil de conquistar. Um objetivo fundamental deveria ser o de prover oportunidades para cada criança desenvolver seus diversos potenciais ao Maximo. Nesse ponto, temos a mesma opinião.
Ikeda: A atitude de considerar cada criança um indivíduo e comunicar-se com ela por meio de uma sincera interação talvez seja mais primordial no processo educacional do que a mera transmissão de conhecimento; no entanto, a educação contemporânea perdeu de vista esse fator humano essencial. Penso que uma das razões principais de os problemas educacionais terem piorado nos últimos anos está exatamente nesse ponto.
Wickramasinghe: Nossas universidades estão interessadas em formar médicos, engenheiros, advogados e contadores com as habilidades técnicas apropriadas. Como resultado, esses profissionais servirão meramente como peças  na colossal máquina industrial que chamamos de Estado.

De certa forma, muitos dos problemas que enfrentamos hoje podem ser devidos às deficiências em nosso sistema educacional. A falha em desenvolver o potencial de avaliação crítica individual por meio do processo educacional pode se evidenciar na falta de bom senso em escala coletiva.
Ikeda: O especialista americano em educação comparativa Dayle M. Bethel citou Makiguti: “Devemos auxiliar as crianças e os jovens a obterem a chave para o conhecimento. Assim, eles serão capazes de abrir o cofre desse tesouro por si próprio e conquistar o que necessitam.” A “chave” que ele menciona é o conceito de “criação de valor,” que forma a espinha dorsal do sistema educacional de Makiguti. [...] Considero este tipo de educação, que tem como eixo o desenvolvimento de nossa natureza humana, uma educação consistente como esse desde o jardim da infância até a universidade; por isso, tenho me dedicado a concretizá-lo.
Wickramasinghe: Considero a negligência de uma sociedade em relação à educação o pior crime que ela pode cometer contra si mesma.

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