Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bioética: Uma disciplina em defesa da vida.

Gravidez
Lendo uma revista, encontrei esta matéria muito interessante. Selecionei alguns tópicos e espero que vocês gostem.
[...] O vocabulário composto ''bioética”, cuja etimologia dos radicais gregos que forma a palavra bios (vida) e éthos (comportamento, ético, conduta), significa “ética da vida”. Ou seja, a bioética é o ''estudo sistemático das dimensões morais – incluindo uma visão moral, decisões, condutas e políticas – das ciências da vida e cuidados da saúda, empregando uma variedade de metodologias éticas em um ambiente multe disciplinar”.¹
Do mesmo modo como o movimento ecológico surgiu na década de 1960 , em detrimento da necessidade de se lutar pela preservação da natureza . a bioética despontou no início da década de 1970 para defender a qualidade de vida humana. Não restrita apenas ao ambiente hospitalar, mas à qualidade de vida da espécie humana, inter-relacionada com a flora, a fauna e o ecossistema.
[...] Partindo da premissa da garantia à integridade do ser humano, tendo com linha mestra
o princípio básico da defesa da dignidade humana, é possível construir uma sociedade voltada à solidariedade e ao bem-estar do ser humano.
Se as ações do homem não forem fundamentadas em princípios verdadeiramente humanísticos, permitirá que o conhecimento adquirido ultrapasse, corrompa ou ameace a qualidade de vida e a sobrevivência humana.
Mais do que nunca, o homem precisa integrar o humanismo à ciência, respeitando e valorizando a vida, gerando assim, grandes benefícios ao indivíduo e à sociedade.
“Bioética como nova ciência ética que combina humildade, responsabilidade e uma competência indisciplinar, intercultural e que potencializar o senso de humanidade”- essa é uma das definições para o conceito de bioética proposta em 1998 pelo prof. Van Rensselaer Potter. Em suma, pode-se dizer que a bioética procura conciliar o exercício da biologia e de todas as suas ciências correlatas com valores morais, éticos e humanos elevados. Foi o próprio prof. Petter quem teria afirmado: “Eu proponho o termo bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria que é tão desesperadamente necessária: Conhecimento biológico e valores humanos. ”²[...]
Esta matéria vocês encontram na íntegra, na revista Terceira Civilização da editor Brasil Seikyo de Dezembro de 2008, (Pág. 6, 7, 8).

Notas:
1. Reich WT. Encyclopedia of Bioethics 2 ed. Nova York. Mac Millan. 1995
2. http:/www.ufrgs.br/HCPA/gppg/bioet71.htm

3 comentários:

  1. steveboss00 THanks for the add. Keep up the good work on your blog and please check my blog out when you have the time: http://steveboss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. EmmeRogers Thank you! Love the layout of your blog!

    ResponderExcluir